você apagaria a memória que seu ex tem de você?
- Camilla Mussauer
- 6 de fev.
- 2 min de leitura
eu não quero ser esquecida pelo meu ex (nenhum deles, de preferência).
foi isso que eu falei no meio de um aniversário lá na lagoa. era fim de noite, todo mundo sentou numa roda e começou a jogar perguntas (s)e(m) respostas. numa dessas, uma pessoa - chamaremos aqui carinhosamente de juliana -, puxou uma carta em que a pergunta era “apagar a memória que seu ex tem de você ou a memória que você tem dele?”

me vi durante 47 segundos em completa disassociação. se eu pudesse, claro, não apagaria nada. por mais clichê & tosco que seja, eu acredito numa vida livre de arrependimentos, em que, de alguma forma, tanto as partes boas quanto as partes ruins te fazem ser a pessoa que você é.
depois de uns 10 minutos de discussão, o grupo começou a chegar no consenso de que talvez fosse melhor o seu ex esquecer de você, considerando que, se você apaga as memórias que tem dele, isso também apagaria parte quem você é e, consequentemente, suas experiências, seus aprendizados, seus erros e acertos.
de um lado estava eu prestes a chorar diante de um cenário completamente inventado pelo jogo. do outro, estava juliana, totalmente desapegada. “que diferença faz ele lembrar de mim? ele nem está mais na minha vida”
é aqui que, com toda a licença poética a que tenho direito, faço as palavras de ana suy as minhas “a gente não quer ser amado apenas pela presença, a gente quer ser amado especialmente pela nossa falta”. sei que fui amada enquanto estava namorando. disso, não tenho a menor dúvida. mas, depois de um tempão termi
nados, sem qualquer tipo de contato, nos vimos pela primeira vez e não hesitei em perguntar “você não sentiu saudade de mim esses meses todos?” muito da gente é o que deixamos nos outros. então, se o outro esquece de nós, de algum jeito a gente deixa de existir um pouquinho no mundo, também.
em “a culpa é das estrelas”, a hazel se estressa justamente com a necessidade de augustus de querer ser lembrado por muitas pessoas. de sua vontade de deixar pra trás uma marca, um legado.
mas no fim, não é o que todo mundo quer? a diferença é que uns serão lembrados por centenas, milhares e, até mesmo, milhões de pessoas. mas para uma grande maioria de nós, as lembranças ficarão com amigos, parentes, namorados e as pessoas que cruzam nosso caminho.
e você, apagaria a memória que seu ex tem de você?
Comments